Fuvest anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da USP
O vestibular da FUVEST mudou! Nesta segunda-feira (21/05), a Fundação Universitária para o Vestibular anunciou mudanças na segunda fase do vestibular da USP em 2019: a etapa passou de três dias de prova para apenas dois.
As alterações foram aprovadas durante uma reunião do Conselho de Graduação (CoG) da USP e as informações foram oficialmente divulgadas pelo Jornal da USP.
Como era o modelo e o que mudou
Tradicionalmente, o vestibular da FUVEST é dividido em duas fases, sendo a primeira em modelo objetivo e a segunda em modelo dissertativo.
A primeira fase contém 90 questões de Conhecimentos Gerais, o que inclui as disciplinas do Ensino Médio (Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia e Inglês). Cada questão possui apenas uma alternativa correta.
Até o vestibular 2018, a segunda fase da FUVEST acontecia em três dias (de domingo a terça-feira) no início de janeiro. No primeiro dia eram dez (10) questões de Português e uma Redação; no segundo, 16 questões de Conhecimentos Gerais; e, por fim, no terceiro dia, a prova específica continha 12 questões relativas à carreira escolhida. A prova específica poderia conter duas ou três disciplinas.
A partir do processo seletivo de 2019, a 2ª fase terá apenas dois dias de prova.
O primeiro dia permanece igual, com questões de Português e uma Redação, e agora o segundo dia será o de disciplinas específicas da carreira.
Houve também um aumento no número máximo de disciplinas específicas: antes eram de duas a três, agora serão de duas a quatro.
A 1ª fase do vestibular será mantida no modelo tradicional e o valor da inscrição também permanece o mesmo do ano passado, em R$170,00.
Também se mantém a lista de obras literárias para o vestibular. Veja abaixo:
- Iracema ‐ José de Alencar
- Memórias póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis
- A relíquia ‐ Eça de Queirós
- O cortiço ‐ Aluísio Azevedo
- Vidas secas ‐ Graciliano Ramos
- Minha vida de menina ‐ Helena Morley
- Claro enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade
- Sagarana ‐ João Guimarães Rosa
- Mayombe ‐ Pepetela
Objetivo das mudanças na segunda fase do vestibular da USP
O pró-reitor de Graduação da Universidade de São Paulo, Edmundo Chada Baracat, afirma que as mudanças no vestibular da USP foram adotadas para tornar o processo mais leve para o candidato.
Em entrevista ao Jornal da USP, Baracat afirma: “O processo seletivo para entrar em uma universidade pública é desgastante. Ao invés dele ficar 72 horas sobre o estresse de provas, agora serão dois dias”.
Ainda de acordo com o pró-reitor, a eliminação de um dia de prova não afetará a qualidade do processo nem mudará seu caráter seletivo. Com a mudança, Bacarat relata que o aluno “ganha mais tempo para estudar e focar melhor seus estudos nas disciplinas exigidas pela carreira”.
Ações Afirmativas na USP
Outra mudança no vestibular 2019 foi o aumento na reserva de vagas para ingresso na USP. A reserva este ano será de 40% das vagas. Os candidatos deverão optar pela modalidade de concorrência no ato da inscrição. Serão três opções:
Ampla Concorrência (AC): para candidatos sem exigência de pré-requisitos;
Ação Afirmativa Escola Pública (EP): para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda;
Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI): para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda.
O total de vagas da USP é de 11.147, número que será preenchido pelo vestibular FUVEST (8.402 vagas) e pelo SiSU (2.745 vagas). Com a medida de Ação Afirmativa, a divisão de vagas da FUVEST será de
- 6.569 vagas para candidatos da modalidade AC;
- 1088 vagas para candidatos da modalidade EP;
- e 745 vagas para candidatos da modalidade PPI.
Diversidade na instituição
Aprovada em julho de 2017 pelo Conselho Universitário da instituição, a medida tem o intuito de aumentar a diversidade dentro dos campi da USP.
Em um artigo para o Jornal da USP, o professor livre docente Ricardo Alexino Ferreira, da Escola de Comunicação e Artes da USP, pontua as ações afirmativas como positivas: “ao adotar o sistema de cotas raciais, a USP sinaliza que está, de certa forma e em seu ritmo, em transformação.”
A meta de reserva de vagas é chegar a 50% das vagas na graduação da USP em 2021. A porcentagem de reserva de vagas aumentará gradativamente, sendo de 40% em 2019, 45% em 2020 e 50% em 2021.
Com a medida de Ações Afirmativas, deixa de existir a concessão de bônus na nota de estudantes de escolas públicas. O programa de bonificação da nota foi criado em 2006 para estimular a entrada de alunos da rede pública.
Processo de Reescolha
Em 2019, o vestibular FUVEST também deixará de adotar o Processo de Reescolha. A reescolha era oferecida a candidatos não matriculados e não eliminados até a sexta chamada. A ideia era preencher vagas de outros cursos, caso o candidato tivesse interesse.
Se sobrarem vagas não preenchidas, elas poderão ser ocupadas com processos de transferência interna (para alunos da USP) e externa (alunos de outras universidades).
Número de chamadas
A quantidade de chamadas de aprovados diminuirá de seis para cinco em 2019. Em contrapartida, mais candidatos serão chamados na segunda fase.
Calendário do Vestibular 2019 da USP
As inscrições para o processo seletivo começarão no dia 13 de agosto de 2018 e se encerrarão no dia 14 de setembro de 2018.
A primeira fase do vestibular acontecerá no dia 25 de novembro de 2018 (domingo).
A segunda fase será nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019 (domingo e segunda-feira).
A divulgação dos aprovados na primeira chamada será feita no dia 02 de fevereiro de 2019.
As matrículas, divididas em uma etapa online e outra presencial, serão nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2019 (online, no site da Fuvest) e 15 e 16 de fevereiro de 2019 (presencial, no Serviço de Graduação da Unidade de Ensino e Pesquisa do curso escolhido).
Para as chamadas seguintes, haverá apenas a matrícula presencial.
O que achou das mudanças na segunda fase do vestibular da USP? Deixe seu comentário e continue acompanhando o Blog do Kuadro para ficar por dentro de tudo sobre vestibular!